Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Publicidade no Facebook e sector automóvel

Nov 24 2015 por MárcioMiranda (Marketing)

Que o Facebook é a maior rede social, já sabemos. Na verdade os números são esclarecedores:

1.4 bilião de pessoas utilizam o Facebook;
900 milhões acedem diariamente a esta rede;
Estima-se 5 milhões de contas em Portugal.

É por isso natural que estar nas redes sociais, seja uma prática comum por parte das “pessoas”. No entanto, convém perceber que eles estão lá para se relacionarem com os seus amigos, saberem de novidades em suma “conviver”.Compete então às marcas, estrategicamente, coabitar nesse ecossistema.

Se olharmos para uma sociedade cada vez mais conectada via mobile, então será claro dizer que estamos perante uma janela de oportunidade para os profissionais do sector automóvel em termos de interacção com os seus potenciais clientes.

“Our Facebook ads are effective when strategically combined with engaging content and innovation”

Criar uma página, ter uma estratégia bem definida com os KPI a medir é apenas o primeiro (e fulcral) passo para “passar a mensagem”. No entanto, uma boa estratégia de conteúdos pode não ser suficiente, pelo que, se queremos retirar todo o potencial da plataforma devemos equacionar apostar em publicidade.

A questão é que: clicar no botão Promover publicação (Boost Post) é apenas um dos inúmeros tipos de anúncios oferecidos pelo Facebook.

Tipo de anúncios no Facebook
Actualmente o Facebook, via ads manager permite a realização dos seguintes tipos de anúncios: www.facebook.com/ads/manager

Numa perspectiva avançada poderemos aceder a estas e outras opções através da ferramenta do Facebook Power Editor – uma extensão do Chrome criada pelo Facebook com a finalidade de melhorar a experiência da gestão de campanhas.

Algumas vantagens:

Acesso às novidades mais recentes;
Maior controle e localização do anúncio;
Importação em massa de informação;
Criar audiências com base na importação de dados. Ex: Base de dados;
Melhor optimização das campanhas;
Criação de campanhas com objectivo de captar leads;

E os profissionais do sector automóvel?
Olhar para as várias possibilidades de publicidade do Facebook permite aos profissionais do mercado automóvel definir em que momento do processo querem passar a mensagem e que acção pretendem/desejam que o seu potencial consumidor tome. Partilho alguns objectivos que podem ser equacionados:

Potenciar Vendas;
Awereness;
Branding,
Tráfego;
Geração de Leads;
Conversão;
Fidelização

Algumas dicas de como o Facebook pode ser interessante para os profissionais da indústria automóvel;

Explore a plataforma: Antes de avançar, dedique-se a conhecer o que a plataforma permite. Pode criar uma campanha por localização; dados demográficos, interesses; comportamentos, conexões…entre tantas outras opções;

Defina uma estratégia de Facebook Advertising: Quem pretende impactar; Quanto pretende investir, que custos vão estar envolvidos na produção de conteúdos (particularmente visuais), que conteúdos devem ser promovidos; duração da campanha;

Personalize: Conheça bem o seu target e crie campanhas segmentadas. Pode perfeitamente ter uma campanha do automóvel x para um target e o automóvel y para outro target;

Seja criativo: Nas imagens, vídeo e no conteúdo. Aposte em Facebook Carrossel Ads para criar uma história sobre o seu produto. Ex: Apresentar várias perspectivas do modelo com call to action diferentes.

Angarie Leads: Se vai lançar um modelo, pode apostar em Facebook Lead Ads, para recolher contactos de quem pretenda saber mais novidades sobre o produto ou até queira realizar um test drive.

Gere tráfego: Tem uma campanha de desconto na compra de um automóvel. Pode perfeitamente criar um Facebook Link Ad para o seu site, de preferência uma boa landing page, onde no anúncio de facebook tem um call to action com um botão que diz registe-se apelando ao clique.

Promova a sua aplicação: A sua oficina disponibiliza uma aplicação em que se pode fazer a marcação da revisão. Pode ser interessante criar uma campanha de facebook para: 1º Levar as pessoas a fazerem download da sua aplicação, 2º realizar uma campanha para as pessoas utilizar a sua aplicação com mais regularidade.
Potencie o seu evento: Vai realizar uma campanha comercial com descontos no seu Stand no dia x? Pode ser interessante um anuncio de facebook para promover o seu evento apenas para os seus fãs.

Comunique localmente: Tem um novo stand numa nova localidade. Pode ser interessante criar um anúncio de facebook, para as imediações segmentando pelo perfil do seu target.

Faça remarketing: Imagine que quer impactar as pessoas que no seu site utilizam o configurador automóvel? Através do facebook, pode criar um pixel que coloca na página do seu site e, as pessoas ao visitarem o site, serão posteriormente impactadas no facebook com um anúncio optimizado para o efeito, maximizando assim a mensagem.

Potencie a sua Base de dados: A sua equipa comercial tem uma base de dados de clientes que sabe, por ex: estar em vias de trocar de viatura nos próximos tempos? Pode ser interessante carregar essa Base de Dados no Facebook e criar uma campanha própria para esse target com uma campanha específica em que beneficia de um desconto adicional se trocar de viatura nos próximos tempos. Paralelamente, pretende comunicar o lançamento de um novo modelo convidando a vir a stand. Pode ser interessante criar uam campanha para a sua BD e para perfis semelhantes de forma a que, obtenha um leque adicional de potencias clientes.

Teste várias opções: Aposte em campanhas de facebook que promovam, vídeo, imagem, link ou texto. O importante é avaliar o que melhor resulta para a sua campanha e objectivo.

Keep it Simple: Por vezes o simples promover o post ou angariar likes para a página pode ser suficientes, depende do seu objectivo e em que base se encontra a sua comunidade.
Meça os resultados: Avalie as métricas e os resultados que obtém. Só assim é possível ver se está no caminho certo e em sintonia com os seus KPI.

E para terminar dicas simples:

Pq não testar durante uma semana promover todos os seus posts?
Angariar likes fará sentido? Pode ser interessante numa fase inicial da página para construir uma comunidade.
Não realize campanhas de facebook logo após criar o seu post, pois poderá estar a pagar para chegar a fãs que organicamente iriam ver o seu anúncio.
Crie campanhas para fãs e não fãs e teste.
Aposte em campanhas mobile e avalie o desempenho face ao desktop.
Realize compra por CPM, se pretende uma grande mancha de comunicação e CPC se pretende conversão.

Como pode ver as opções são intermináveis. Deixo um link onde pode aprofundar um pouco mais sobre este tema.

E a sua marca? O que tem feito no Facebook ao nível de campanhas?social-media-marketing-tips

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

Conduzimos o VW Arteon 2.0 TDI Biturbo

O Arteon é uma proposta bastante interessante que tenta “competir” num campeonato dominado pelo BMW Série (...)

Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam. No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada (...)

Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Decorreu de 21/11 a 26/11 a edição de 2017 Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os (...)

E o novo Tesla Roadster é melhor do que um Bugatti?

Eu tenho que admitir que sou fã da Tesla. Aliás, acho que sou mais fã do Musk do que da Tesla. Já o disse várias ve(...)