Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Comprar carro online. O compromisso de quem compra

Comprar carro online. Criar uma sala de negociação Netcar será cada vez mais fácil, e cada vez mais difícil…simultaneamente.

Faz lembrar o paradoxo do gato do Schrodinger mas é bem mais simples do que isso…

Netcar: Já sabe o que carro que vai comprar? Ou ainda está à procura do carro ideal?

Netcar: Já sabe o que carro que vai comprar? Ou ainda está à procura do carro ideal?

 

Nós trabalhamos todos os dias para facilitar a compra de carro novo. O nosso principal objectivo é, por isso, oferecer um processo simples, muito conveniente e uma boa experiência de compra automóvel.
Comprar carro pela forma tradicional é penoso, implica enormes perdas de tempo e de paciência. Andar de um lado para o outro, falar com vários vendedores e concessionários, comparar, negociar, sem termos a certeza de estarmos a fazer uma boa compra. Nos dias que correm, isso não faz qualquer sentido. E nós temos a solução para isso.

Então tentamos oferecer um processo de negociação simples e transparente. Escolher o carro, criar uma sala de negociações para um carro novo, obter propostas, falar com as concessões, etc. Tudo tem que ser fácil para quem quer comprar.

No entanto, isto tudo coloca-nos um desafio adicional. O processo é tão conveniente e facilitado que acabamos também por atrair compradores que podem não estar ainda prontos para comprar carro ou, por não terem ainda confiança suficiente numa compra virtual, podem ficar tentados a usar o nosso processo mas concluir a compra fora da plataforma.

Nós pretendemos  ter o maior número possível de salas pertencentes a utilizadores que estão de facto envolvidos na compra de carro e que sejam capazes de ‘Avançar’ no processo de compra com a Netcar.
Este desafio é próprio de um e-marketplace com um processo enriquecedor como o nosso e que permite interacção de quem compra. Como separar as salas ‘importantes’ das que não são tão importantes? Separar o trigo do joio no fundo…
A verdade é que já sabemos quais são os próximos passos que teremos que dar para continuarmos a melhorar significativamente nesse aspecto.

No limite, quem compra, deverá usar a Netcar para receber as melhores cotações, comparar com os preços que recebe nas concessões locais e, simultaneamente, deverá também acabar por comprar carro novo ou um carro de serviço através da Netcar. Dessa forma,  os concessionários associados ao nosso projeto olharão para a Netcar com confiança e interesse. O que nos tem permitido crescer é termos cada vez mais compradores a comprarem carros através da plataforma. É isso que temos conseguido e que chama cada vez mais  concessões oficiais ao projecto.

Sabemos que muitos consumidores estão habituados a usar tudo na Internet, sem nunca deixar dados, um contacto ou o que seja. A expectativa dos consumidores é que o serviço seja excelente e, simultaneamente, que seja gratuito. Essa também é a nossa expectativa para a Netcar. No entanto, a verdade é que muitos acham que o nosso processo, por ser gratuito, então é porque deve ser fácil de produzir em escala. Muitas vezes estamos à frente de um computador a usar um serviço na Internet e não temos logo a percepção que há várias tarefas que serão completadas por pessoas do outro lado, pensamos que o ‘sistema’ está preparado para não dar trabalho a ninguém. Ora, um engano. O ticket da nossa compra é demasiado elevado, é demasiada responsabilidade. Temos dezenas de pessoas que estão a responder nas salas diariamente. Manter essa dinâmica é um desafio.

O que queremos é que os compradores se envolvam com o nosso processo. Quem quer comprar um carro através da Netcar, precisa de saber que gerir cada sala representa um custo significativo e muito tempo do trabalho de muitas pessoas. Uma vez que o nosso processo é gratuito, as pessoas percebem que a sustentabilidade é baseada na compra final do carro. Por isso também, é que continuamos à procura das melhores concessões, e à procura de pessoas nas concessões que sejam capazes de transmitir a confiança necessária a quem compra e que sejam capazes de concluir os processos com sucesso.

Mas facilitar o processo não significa promover a falta de compromisso de quem usa a Netcar. Pelo contrário, significa comunicar que o nosso processo é o melhor. O mais criativo. O mais conveniente. E é gratuito.
E é por isso tudo que queremos que as pessoas se envolvam connosco e que avancem na compra connosco. Dessa forma continuaremos a ser relevantes para quem compra e para quem vende. E essa condição é necessária para que o nosso processo possa manter-se gratuito para os vários utilizadores.

A breve prazo, estamos confiantes, os compradores vão usar a Netcar, não como um complemento, mas como a forma preferencial para comprar carro. Aliás, já temos vários compradores a comprarem o segundo carro através da Netcar, sem perdas de tempo a visitarem concessões. Eles já sabem que é a forma mais conveniente e que funciona.

É aqui que vamos estar focados em 2017. Focados em facilitarmos o processo, focados em promovermos o compromisso.

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

As melhores carrinhas de Luxo: Mercedes-Benz Classe E Station Vs Jaguar XF SportBreak Vs BMW Série 5 Touring

O mercado Português aceita melhor as carrinhas do que os carros. Ao contrário dos Espanhóis que detestam carrinhas. A(...)

A actividade da AutoHoje está suspensa. Será o fim de uma referência na imprensa automóvel?

A actividade da AutoHoje está suspensa. É o fim de uma referência? AutoHoje. A ‘nossa’ revista de carros (...)

As melhores alternativas ao Volkswagen Polo. As nossas escolhas: Nissan Micra Vs Opel Corsa Vs Kia Rio

A maior parte das pessoas quando procuram um carro para a cidade, pretendem também alguma versatilidade. Acabam por com(...)

Os carros mais fiáveis em cada segmento. As escolhas da JD power

Todos os anos, a empresa de consultoria e dados JD Power estuda as reclamações de cientes e problemas técnicos dos v(...)