Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Os melhores carros desportivos pequenos. Foguetes para a cidade: O Abarth 595, o MINI Cooper S e o SMART BRABUS

Fomos à procura de um carro muito específico.
Esqueça o preço. Esqueça os consumos. Há quem escolha o divertimento e mais nada.

Carros citadinos desportivos. Os mais exclusivos foguetes.

Carros citadinos desportivos. Os mais exclusivos foguetes.

São escolhas ‘especiais’. São pequenos, mas não são os mais baratos nem fazem grande sentido, em termos de consumo de combustível. No entanto, garantem sempre divertimento na condução. São pequenos, ágeis e rápidos. São os mais ‘exclusivos’ segundos carros para o dia-a-dia.

Fomos à pesquisa da Netcar e procuramos ‘Carros Divertidos’, a gasolina, automáticos, a rondar os 30 mil euros. Encontramos os dois que tínhamos idealizado: o Abarth 595 1.4 16V T-Jet 180 CV Competizione e o MINI 3P Cooper S 192 CV Auto. Lembrámo-nos depois de uma terceira opção, o SMART ForTwo Coupé 109 CV BRABUS Auto.

São as nossas escolhas para um perfil específico: Foguetes para a cidade. E podem ser alinhadas por tamanhos.

Tamanho XXS. O SMART ForTwo Coupé BRABUS Auto

Para quem vive e trabalha na mesma cidade e não tem necessidade de espaço, o SMART ForTwo pode ser uma escolha lógica.

SMART Fortwo BRABUS. 109 CV

SMART Fortwo BRABUS. 109 CV

Para além da vantagem do espaço e da facilidade de estacionamento, é ágil na cidade e mantém um bom valor comercial ao longo dos anos.
Mas se o SMART tem um propósito muito específico, o que dizer do BRABUS? Esta versão usa o mesmo motor Turbo de 3 cilindros, mas a potência é de 109 CV e o carro é ainda mais rápido e ágil na cidade. E tem um estilo diferenciado. As jantes são diferentes, o escape também, o carro é mais baixo e isso faz com que seja mais atractivo. Mas quando se passa para estrada as coisas são diferentes e o carro já não parece tão especial.

É para um tipo muito específico de pessoas. Para alguém que tem 20 mil euros para dar por um mini-foguete com estilo, mas sem mala e apenas com mais um lugar.

Veja esta e outras versões da SMART à venda em Portugal.

Tamanho S. O Abarth 595 1.4 16V T-Jet 180 CV Competizione

Maior do que o SMART, o ‘Abarth 500’ é já um carro icónico. O barulho que faz e o feeling que desperta, colocam-no muito para lá do 500. Tem um look agressivo e dá bastante nas vistas.

Abarth 595 Competizione. 180 CV

Abarth 595 Competizione. 180 CV

Não tem bons consumos nem é confortável. Mas quem o compra não vai estar preocupado com isso. Como é que um carro deste tamanho lida com 180 CV? E são 225 Km/h de velocidade de ponta. É uma incógnita. Mas, destes 3, é o carro que mais nos desperta emoções.
Custa mais 10 mil euros que o SMART, mas subiu um patamar em tudo. E há carros melhores? Pode haver, mas é difícil elegermos um com mais carácter.

Veja esta e outras versões da Abarth à venda em Portugal.

Tamanho M. O MINI Cooper S 192 Cv.

Sim, tamanho M. O MINI já é grande.

MINI Cooper S. 192 CV

MINI Cooper S. 192 CV

Comparado com o SMART e com o Abarth, parece ainda maior.
O MINI dispensa apresentações. É um carro com muita personalidade. Apesar das alterações que sofreu, olhamos para este carro e é um MINI. Por esse motivo, mantém um tão bom valor residual e, dos 3, é o que vai implicar menos perda de investimento. Com as rodas nos 4 cantos do carro, o condutor tem aqui a experiência de estar num Kart. Custa pouco mais que o Abarth e, com 192 CV, esta seria a nossa compra. Pode não ser tão ‘exclusivo’, mas é maior, mais confortável, mais rápido e mais seguro.

Veja esta e outras versões da MINI à venda em Portugal.

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

Conduzimos o VW Arteon 2.0 TDI Biturbo

O Arteon é uma proposta bastante interessante que tenta “competir” num campeonato dominado pelo BMW Série (...)

Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam. No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada (...)

Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Decorreu de 21/11 a 26/11 a edição de 2017 Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os (...)

E o novo Tesla Roadster é melhor do que um Bugatti?

Eu tenho que admitir que sou fã da Tesla. Aliás, acho que sou mais fã do Musk do que da Tesla. Já o disse várias ve(...)