Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Comprar carro novo. Dúvidas e Dicas. Quando devo falar da retoma? Os eventos VIP valem pena? Como é da Garantia e Assistência? Respondemos a 5 dúvidas que surgem normalmente

1-As condições de compra vão ser iguais em todo o lado?

Não. Comprar um carro novo implica várias coisas e as condições vão sempre variar de uma concessão para outra. Deve sempre recolher várias propostas.

Melvar entrega Volkswagen Sharan no Porto

Melvar entrega Volkswagen Sharan no Porto

Muitas vezes, as pessoas perguntam-nos se vai haver diferenças nas propostas dentro da mesma marca.
Pode até não haver grandes diferenças entre as propostas para o carro novo, mas comprar um carro tem várias componentes. Para além do carro novo a comprar, envolve muitas vezes uma retoma e também o financiamento.

Ora, as concessões vão fazer avaliações diferentes da retoma e vão apresentar valores diferentes de financiamento. A comparação de propostas é sempre necessária.

Por isso é que abrir uma sala na Netcar é sempre útil, mesmo para situações em que as propostas do carro novo serão idênticas. Porque nas negociações Netcar vai poder colocar uma retoma na sala e receber várias avaliações. Vai poder contactar directamente as concessões e confirmar valores de financiamento também.

Veja aqui porque é que pode não haver diferenças significativas nas propostas do carro novo.

2-Garantia e Assistência se eu comprar fora da minha zona

Outra dúvida que surge frequentemente é: ‘Se eu comprar o carro num concessionário longe de mim, como é da garantia e da manutenção?’

Esta dúvida pode surgir e há ainda muitos vendedores que se podem aproveitar desta fragilidade, insinuando que vai haver diferenças ou que quem compra o carro na concessão é beneficiado relativamente a quem não compra.

Não pense nisso, não há diferenças ou discriminações. Os compradores de uma determinada marca mantêm o direito à garantia da marca independentemente da concessão onde fazem o serviço. Também a manutenção vai ser igual. Todos os compradores têm o direito a fazerem a assistência onde quiserem.
Inclusivamente, muitas marcas começam a vender a manutenção incluída na venda do carro. É o caso da BMW com o BMW Service Inclusive (BSI), por exemplo.

Showroom Baviera Feira - Nova imagem BMW

Showroom Baviera Feira – Nova imagem BMW

3-Quando devo falar da retoma ou do financiamento?

Na altura da negociação, muito compradores ficam com dúvidas acerca do momento certo para apresentarem a retoma ou falarem do financiamento.

Não há uma altura certa. Desde que se comparem propostas diferentes, qualquer altura é boa. Aliás, se tiver uma retoma ou se estiver a pensar fazer um financiamento, deve falar nisso logo de início.

A verdade é que muitas marcas preparam campanhas com base nesses pressupostos e o valor do carro novo vai baixar se tiver uma retoma ou se for fazer um financiamento.

Mantenha os princípios de uma boa estratégia de negociação. Por exemplo, se andar a comparar propostas para o carro novo e depois entregar a retoma apenas ao concessionário que apresentou o melhor valor para o novo poderá perder toda a vantagem de negociação. Compare sempre mais do que uma proposta para o carro novo, com a retoma incluída. Afinal de contas, é a diferença entre os dois que conta.

4-Os eventos VIP valem a pena?

Estes eventos estão na moda. Todas as marcas, hoje em dia, fazem eventos destes e toda a vantagem se perdeu.
Eventos VIP, Black Days, Black Fridays, Black Weeks, 100 carros, 200 carros, 400 carros…não interessa. Usam-se nomes diferentes para a mesma coisa.

Há uns anos atrás, podia haver alguma vantagem para quem compra, mas essas vantagens são cada vez menores ou inexistentes na maioria das vezes.
A ideia é promover-se a ideia de boas oportunidades de compra e proporem-se compras iguais às outras.
Porque é que existem este tipo de eventos?
Algumas marcas, vendem carros a mais para os canais errados ou matriculam carros para stock. Isso faz com que possa existir um conjunto de oportunidades de compra durante todo o ano. Por isso, essas oportunidades não aparecem apenas nos eventos.

Muitas das concessões colocam carros desses à venda nas salas Netcar, usando as propostas especiais para o efeito.
Mas lembre-se: uma marca que usa demasiados eventos do género poderá sofrer no futuro com o valor residual dos seus carros.

5-Quanto tempo costuma demorar todo o processo de negociação? E a encomenda do carro?

Pela nossa experiência, em média, todo o processo vai demorar cerca de 12 semanas, caso a sua escolha seja por um carro ‘construído’ à sua medida. Nesse caso, entre avaliação das várias propostas, encomenda e espera são 3 meses mais ou menos.

No entanto, se houver flexibilidade nos requisitos dos opcionais, é provável que encontre um carro disponível no stock nacional que satisfaça os seus critérios de compra. Nesse caso, entre negociação e entrega, poderá demorar até 3 semanas.

Vai comprar carro novo? Peça as suas propostas na Netcar

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

Conduzimos o VW Arteon 2.0 TDI Biturbo

O Arteon é uma proposta bastante interessante que tenta “competir” num campeonato dominado pelo BMW Série (...)

Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam. No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada (...)

Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Decorreu de 21/11 a 26/11 a edição de 2017 Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os (...)

E o novo Tesla Roadster é melhor do que um Bugatti?

Eu tenho que admitir que sou fã da Tesla. Aliás, acho que sou mais fã do Musk do que da Tesla. Já o disse várias ve(...)