Blog.
Diário de desenvolvimento de uma plataforma.
Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.
Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam.
No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada vez mais equipadas e ‘macias’ e algumas versões passaram a ser alternativas aos Todo-Terreno de Luxo.
Portugal teve uma série de alterações de impostos e estes carros já praticamente não têm benefícios fiscais, são considerados ligeiros de passageiros para todos os efeitos.
Independentemente do que se passa em Portugal, o segmento das pick-ups está em crescimento global. Daí, a ‘jogada’ da Mercedes não ser assim tão surpreendente. Agora, quanto vale esta Classe X num segmento dominado pelas ‘japonesas’?
A nova Mercedes Classe X
A Mercedes serviu-se da base da Nissan Navara, e a primeira questão é saber: quão diferentes são entre si?
A Classe X pode ter a base da Nissan, mas muito trabalho foi destinado a mudar a imagem, o comportamento para que os compradores conseguissem identificar as diferenças e sentissem verdadeiramente que estão a conduzir um Mercedes. Ao que parece, isso foi conseguido. A Mercedes Classe X é melhor ao nível do comportamento e do conforto.
Também o interior usa ‘apontamentos’ do classe C e a pick-up é bastante mais apelativa no seu interior.
Veja os modelos da Mercedes-Benz à venda em Portugal
A Nissan Navara
A Nissan Navara é incontornável no segmento das pick-ups.
Gostamos do design. E potência também não falta a esta Nissan. A suspensão é mais evoluída do que em outras picK-ups. Pode não ser a mais ‘útil’ em aptidões TT, mas é mais confortável que todas as outras. Talvez por isso, a Mercedes tenha escolhido a Navara para servir de base.
Veja o preço de todas as versões da Navara
A Mitsubishi Strakar
Sem dúvida, a Mitsubishi tem uma tradição importante num segmento que já liderou.
A Strakar tem a vantagem do preço. Mas não só. O peso é o mais baixo e isso tem efeitos positivos no comportamento. Tem uma outra vantagem: o sistema de tracção é o mais evoluído e tem melhores aptidões TT.
Por outro lado, tem o interior menos atractivo e os materiais escolhidos não estão ao nível das outras que escolhemos. Numa guerra de pick-ups de ‘topo’ a Mitsubishi fica a perder.
Conheça todos os modelos da Mitsubishi
A Outsider: Volkswagen Amarok
Dissemos que era um sector dominado por Japoneses…era. A Volkswagen foi a primeira marca ‘aspirante a Premium’ a entrar no mundo das Pick-ups.
A Amarok terá o posicionamento mais parecido com a Classe X. É vistosa, bem construída e com ‘feeling’ de carro. A Amarok disponibiliza motores impressionantes e as capacidades em off-road são muito semelhantes à Navara.
Veja as versões disponíveis da Amarok
Primeiro com a Amarok, agora com a Mercedes, o segmento devia passar a ser designado por SUT em vez de pick-up, são os novos ‘ Sport Utility Truck’.
Comentários
Sem comentários para já