Blog.
Diário de desenvolvimento de uma plataforma.
Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.
Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os eventos que se realizam em Portugal, para estar a par das novidades e ter um contacto mais próximo com alguns modelos mais “marcantes”.
Em primeiro lugar é de “louvar” o investimento das marcas e concessionários nestes eventos, demonstrando que o mercado está a melhorar e afastar-se dos tempos mais nefastos de 2008/2015.
No meu entender, este Salão Automóvel encontra-se bem-adaptado à realidade nacional. Mais do que expor veículos novos é também um espaço com semi-novos e usados isto é: O Salão Automóvel é um salão de exposição e ao mesmo tempo um espaço de vendas.
Estiveram cerca de 27 marcas presentes, no entanto notou-se a ausência de nomes como BMW, Mercedes, Opel, Renault, Tesla, Volvo entre outros, que claramente tira um pouco a “beleza” do evento. Ainda assim, algumas das marcas presentes como Hyundai e Mitsubishi aproveitaram para apresentar os seus modelos: i30 N e Eclispe Cross respetivamente.
No que diz respeito às marcas com mais “visibilidade” creio que, pela dimensão do “stand”, SIVA – Audi, VW, Skoda, Bentley e Lamborghini – e FCA – Fiat, Alfa Romeo e Jeep – , foram as que mais espaço ocuparam ao longo dos 2 pavilhões.
Entre os mais de 300 carros expostos, alguns modelos que me despertaram a atenção: o estonteante DB11 da Austin Martin, o imponente Range Rover Velar, o atrevido Hyundai i30 N, o versátil VW Tiguan All Space, o bem “português” TROC também da VW, o poderoso Híbrido Lexus LS500 H e o bem sucedido Mazda CX-5.
Outro destaque no Salão foi o crescente número de opções híbridas e elétricas disponíveis por parte das marcas. Senti, falta de um espaço mais visível dedicado a esta nova forma de mobilidade, no entanto, quase todas as marcas presentes apresentaram versões alternativas ao diesel e gasolina.
Uma das marcas que mais me surpreendeu, foi a Suzuki, com uma boa oferta, demonstrando a boa “fase” que atravessa ao nível de vendas no mercado nacional.
É certo que não vimos modelos exclusivos ou protótipos como é comum em grandes feiras como a de Geneve, no entanto, acho o Salão Automóvel de Lisboa um espaço interessante para quem quer comprar carro e pretende comparar, explorar e tirar todas as dúvidas dos modelos que pretende.
Eventos como estes, são ainda, e no meu entender, espaços para visibilidade das marcas, contacto com o produto por parte dos visitantes e potencias oportunidades de negócio para quem procura carro.
Ainda neste registo, de destacar a “atitude” bastante comercial das promotoras e comerciais presentes: sempre que me aproximava de um carro, era abordado para deixar os meus dados para contato posterior pela equipa de vendas com o convite à realização e um test Drive.
Obrigado pelo convite da Netcar e até 2018 com uma “dica” para as marcas: Se os carros estão expostos é para possibilitar um contacto mais próximo, pelo que não faz sentido, grande parte dos automóveis estarem fechados.
Alguns dos modelos em destaque no Salão Automóvel de Lisboa 2017:
Comentários
Sem comentários para já