Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Ter ou não ter login social – Opção ‘Facebook’

Prestes a fazermos o deploy da nova versão…eis que surge um problema de última hora: o botão do Facebook não estava a funcionar. O facebook vai mudando a sua API de tempos a tempos e isso faz com que todas as páginas que queiram alguma integração tenham de se adaptar. As opções eram: (1) desactivar o login com o Facebook ou (2) remover o código e actualizar para um novo método compatível com a API. Obviamente, isto iria atrasar o lançamento da nova versão [mais uma vez].

Registo Social

Registo Social

A tentação de desactivar o login com o Facebook era grande. Alguém na sala confirmava: ‘Eu nunca me registo com o Facebook!’ … eu sei que é assim que se tomam a maior parte das decisões acerca dos Websites. Como diz Steve Krug, as pessoas lançam opiniões casuais baseadas nas suas opções pessoais e tendem a achar que aquelas opções são seguidas pelo utilizador médio. Mas temos que ir para além disso.
O uso de registo através de uma rede social tem um problema: do ponto de vista gráfico aquilo fica mais feio. Mas as vantagens são enormes.
O social login pode aumentar o número de registos em mais de 10%, porque o processo é mais facilitado e não exige o preenchimento de campos. Mas não passa apenas por um aumento dos utilizadores registados. O registo social reduz também o número de tentativas falhadas de login com 65% dos utilizadores a afirmarem que que estão mais dispostos a voltar a um Website se esse Website se ‘lembrar’ deles da próxima vez. A verdade é que as pessoas tendem a esquecer as passwords usadas nos sites que não têm opção do login social e não gostam de passar pelo processo de recuperação de password (isto, apesar do nosso processo ser muito simples). Mas existe ainda uma outra vantagem: muitos utilizadores fazem o registo usando dados falsos. São cerca de 83%. Ora, no caso da Netcar não são tantos, mas ainda assim temos vários users registados com nomes estranhos ou anónimos, e isto é um problema. Nós não vendemos bases dados para outras empresas, mas obviamente os nossos utilizadores não sabem disso. O registo com o Facebook faz com que os dados preenchidos estejam normalmente mais correctos.
Porquê o Facebook? Porque continua a ser a rede social em que as pessoas passam mais tempo.
Fico a pensar que, de facto, nem sequer tinha opção (1)

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

As fichas técnicas da Netcar apontam agora para o Guia do Automóvel.

A parceria entre a Netcar e o Guia do Automóvel vem de longe. O Guia foi a escolha da Netcar em 2010/2011 e agora volta(...)

Conduzimos o VW Arteon 2.0 TDI Biturbo

O Arteon é uma proposta bastante interessante que tenta “competir” num campeonato dominado pelo BMW Série (...)

Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam. No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada (...)

Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Decorreu de 21/11 a 26/11 a edição de 2017 Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os (...)