Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Comprar carro novo online em Portugal – Netcar. Um resumo das primeiras salas de negociação.

É possível fazermos já um resumo destas dezenas de salas criadas durante o mês de Março e apresentar algumas estatísticas.
Temos muitas indicações positivas, temos também alguns aspectos que identificamos para melhorar.
O primeiro sinal positivo é o potencial das leads. Praticamente metade das salas foram criadas por utilizadores que eram compradores de carros novos envolvidos num processo de compra. Apesar de termos tido várias salas criadas por pessoas que tiveram curiosidade para ver como a Netcar funcionava, muitos destes utilizadores pensam comprar carro nos próximos 12 meses. Temos já negócios fechados nesta nova versão.

Comprar carro novo online - Netcar

Comprar carro novo online – Netcar

Isto é um sinal muito positivo para a Netcar e para os concessionários. Nunca escondemos que o nosso objectivo é sermos uma referência para quem quer alterar o processo de compra de carro novo, oferecendo uma solução virtual de negociação. O nosso processo traz transparência e uma eficiência acrescida ao processo tradicional de negociação.
Um comprador que use a Netcar não tem que visitar várias concessões ou falar com vários vendedores para negociar o preço. Apenas tem que visitar uma concessão (a concessão vencedora) para concluir o negócio ao preço acordado nas nossas salas de negociação. Assim, simples. Até essa altura a sua identidade mantém-se reservada.

E em projectos recentes, os projectos que promovem novos comportamentos de consumo, é natural esperar alguma curiosidade. Por isso, estamos confiantes que alguma da curiosidade inicial se disperse à medida que a Netcar for mais conhecida por todos e esperamos ainda que a qualidade das leads melhore. Mas a verdade é que compreendemos bem que muitas pessoas queiram confirmar as mais-valias do processo e que o experimentem ainda antes de estarem a comprar carro.

Netcar. Negociar carro novo

Netcar. Negociar carro novo

[Temos vários posts aqui no blog que explicam como funcionam as salas de negociação, e isso dá uma alternativa à opção de criar uma sala apenas para experimentar o processo]

Não vamos revelar muitos dados de conversão, obviamente, no entanto podemos adiantar mais alguns dados interessantes. O primeiro dos quais relaciona-se com as propostas especiais. De facto, a apresentação de propostas especiais, principalmente das que incluem uma foto do carro de serviço (ou stock), parece fazer diferença no resultado das salas e os compradores estão sensíveis às oportunidades de negócio que surgem. Apesar disso, continua a haver muito poucas propostas especiais em sala com fotos, menos de 50%. E este é um dos aspectos que temos de melhorar.
Um dado positivo é que as salas têm entre 4-5 propostas/contra-propostas e mais de 50% das salas tem mais do que 2 concessões envolvidas. Ainda assim longe do limite das salas, mas acho que isso está relacionado com a aprendizagem de compradores e vendedores de como utilizarem as salas.
Mas há um aspecto em que temos muito para melhorar.
É um aspecto quase óbvio: os compradores esperam uma resposta em sala no mesmo dia ou no dia seguinte ao da criação da sala. Tudo na Internet funciona muito rapidamente e o mercado automóvel não está ainda habituado ao ritmo. Apenas 25% das salas ficam activas nesse espaço de tempo, com as restantes a ficarem activas só depois do 3º dia. Isto é uma eternidade. Contactamos alguns compradore e aprendemos que temos de ser mais rápidos. Identificámos pelo menos 4 salas em que chegámos ‘atrasados’, isto é, não havendo respostas, as pessoas concluíram o negócio ainda pelo processo tradicional. Tivemos também a confirmação que, em alguns dos casos, os valores de compra são superiores ao valor dado em sala.
Para isso vamos fazer algumas alterações. Nós temos um algoritmo para enviarmos os convites às concessões e o peso da ‘Área’ é incompatível com uma excelente experiência de utilização. Para além disso, temos visto que os compradores não se importam com o facto de haver concessões afastadas a participar nas salas. Assim, vamos começar a trabalhar sobre o conceito de ‘Concessão de referência’.

Pretendemos definir claramente, para cada marca, uma [pelo menos uma] concessão de referência. Aquela concessão que sabemos que vai responder rapidamente e com um preço competitivo. Aquela concessão que vai avaliar bem a retoma, que coloca propostas especiais com fotos apelativas dos carros de serviço e que tem capacidade de acompanhamento e fecho de negócio nas salas de reunião. Esta concessão de referência [de uma determinada marca] vai ser convidada a responder em salas do país mesmo que o comprador esteja fora da sua área primária de responsabilidade.
Esse é o nosso principal objectivo agora: Activar as salas nas 24H seguintes a terem sido criadas.

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

As fichas técnicas da Netcar apontam agora para o Guia do Automóvel.

A parceria entre a Netcar e o Guia do Automóvel vem de longe. O Guia foi a escolha da Netcar em 2010/2011 e agora volta(...)

Conduzimos o VW Arteon 2.0 TDI Biturbo

O Arteon é uma proposta bastante interessante que tenta “competir” num campeonato dominado pelo BMW Série (...)

Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam. No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada (...)

Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Decorreu de 21/11 a 26/11 a edição de 2017 Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os (...)