Blog.

Diário de desenvolvimento de uma plataforma.

Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.

Avaliar carros usados online na Netcar. Dicas para negociar as retomas.

Nesta nova versão, os compradores têm a possibilidade de incluir retomas no negócio. E essas retomas não precisam de ser certificadas. Este é um aspecto que separa esta versão da nossa anterior versão. Foi um avanço e as coisas têm melhorado muito.

Avaliação de retomas - Netcar

Avaliação de retomas – Netcar

Na versão anterior as retomas tinham que ser alvo de certificação para serem incluídas no negócio e isso agora não acontece. O valor pago por uma certificação é de cerca de 80€, e os compradores não parecem estar dispostos a pagar qualquer verba pela certificação.
[De referir que o valor de certificação é pago diretamente à DEKRA/ACP]

Nós sugerimos a Dekra para a certificação de carros usados na plataforma. Este processo é extremamente profissional e minucioso. A Dekra apresenta, de facto, um relatório bastante completo da retoma, com pormenores como a espessura da tinta, por exemplo, Apesar do preço, aconselhamos todos os compradores a fazerem a certificação. Em muitas situações, o valor de 80€ da certificação poderá representar uma melhoria no valor de avaliação que pode acabar por compensar (e muito!!) aquele custo.
Mas há 2 notas que queremos fazer a este processo, no fundo, duas oportunidades para melhorar. Os compradores têm inserido a retoma na negociação [muitas vezes] depois das primeiras concessões terem inserido as propostas. Isto, de certa forma, atrasa o processo, uma vez que as propostas acabam por ficar incompletas.
[Por outro lado, é uma indicação clara de que temos que melhorar o processo e autonomizar as avaliações e isto abre a possibilidade de haver mais novidades]
Mas, para além disso, o que se está a passar é que as retomas são inseridas no processo sem fotos e isso faz com que algumas concessões não queiram avaliar, o que é compreensível.

Esta situação também tem melhorado com os dias. As concessões sentem-se cada vez mais confortáveis com a situação e avaliam cada vez mais carros. Usam a indicação ‘avaliação sujeita a verificação física’, situação que os compradores entendem perfeitamente. Ora, isto é muito positivo pois vemos que os obstáculos inicialmente referidos vão sendo progressivamente ultrapassados.
Aliás, as concessões estão também a ajudar-nos a melhorar o processo, fazendo muitas sugestões. Estamos também a aprender com as concessões que participam no processo e, evidentemente, tentaremos ir ao encontro do que pretendem.

Pela experiência que vamos tendo com os processo, as fotos a incluir são:
-Uma foto de perspectiva geral do carro
-Uma foto do painel de instrumentos
-Uma foto do interior do carro

Mas é essencial também uma descrição pormenorizada da retoma, com referência, por exemplo, a anomalias que exijam correcções de chaparia/pintura ou que apontem, por exemplo, para a existência de livro de revisões com manutenção feita na marca.
Estas são algumas dicas que deixamos para uma melhor utilização da plataforma ‘Netcar’

Comentários

Sem comentários para já

Posts recentes

Conduzimos o VW Arteon 2.0 TDI Biturbo

O Arteon é uma proposta bastante interessante que tenta “competir” num campeonato dominado pelo BMW Série (...)

Quanto a vale a Mercedes Classe X num segmento dominado pelas japonesas? Esqueçam as Pick-ups, agora chamam-se SUTs

Já não se vendem pick-up como vendiam. No início, eram apenas carros de trabalho, brutas e duras. Depois vieram cada (...)

Salão Automóvel 2017. A opinião de quem esteve lá.

Decorreu de 21/11 a 26/11 a edição de 2017 Quem é apaixonado por automóveis, como eu, gosta sempre de aproveitar os (...)

E o novo Tesla Roadster é melhor do que um Bugatti?

Eu tenho que admitir que sou fã da Tesla. Aliás, acho que sou mais fã do Musk do que da Tesla. Já o disse várias ve(...)