Blog.
Diário de desenvolvimento de uma plataforma.
Pontos altos, marcos importantes e notas do desenvolvimento e promoção da NetCar.
Avaliar carros usados online na Netcar. Dicas para negociar as retomas.

Nesta nova versão, os compradores têm a possibilidade de incluir retomas no negócio. E essas retomas não precisam de ser certificadas. Este é um aspecto que separa esta versão da nossa anterior versão. Foi um avanço e as coisas têm melhorado muito.
Na versão anterior as retomas tinham que ser alvo de certificação para serem incluídas no negócio e isso agora não acontece. O valor pago por uma certificação é de cerca de 80€, e os compradores não parecem estar dispostos a pagar qualquer verba pela certificação.
[De referir que o valor de certificação é pago diretamente à DEKRA/ACP]
Nós sugerimos a Dekra para a certificação de carros usados na plataforma. Este processo é extremamente profissional e minucioso. A Dekra apresenta, de facto, um relatório bastante completo da retoma, com pormenores como a espessura da tinta, por exemplo, Apesar do preço, aconselhamos todos os compradores a fazerem a certificação. Em muitas situações, o valor de 80€ da certificação poderá representar uma melhoria no valor de avaliação que pode acabar por compensar (e muito!!) aquele custo.
Mas há 2 notas que queremos fazer a este processo, no fundo, duas oportunidades para melhorar. Os compradores têm inserido a retoma na negociação [muitas vezes] depois das primeiras concessões terem inserido as propostas. Isto, de certa forma, atrasa o processo, uma vez que as propostas acabam por ficar incompletas.
[Por outro lado, é uma indicação clara de que temos que melhorar o processo e autonomizar as avaliações e isto abre a possibilidade de haver mais novidades]
Mas, para além disso, o que se está a passar é que as retomas são inseridas no processo sem fotos e isso faz com que algumas concessões não queiram avaliar, o que é compreensível.
Esta situação também tem melhorado com os dias. As concessões sentem-se cada vez mais confortáveis com a situação e avaliam cada vez mais carros. Usam a indicação ‘avaliação sujeita a verificação física’, situação que os compradores entendem perfeitamente. Ora, isto é muito positivo pois vemos que os obstáculos inicialmente referidos vão sendo progressivamente ultrapassados.
Aliás, as concessões estão também a ajudar-nos a melhorar o processo, fazendo muitas sugestões. Estamos também a aprender com as concessões que participam no processo e, evidentemente, tentaremos ir ao encontro do que pretendem.
Pela experiência que vamos tendo com os processo, as fotos a incluir são:
-Uma foto de perspectiva geral do carro
-Uma foto do painel de instrumentos
-Uma foto do interior do carro
Mas é essencial também uma descrição pormenorizada da retoma, com referência, por exemplo, a anomalias que exijam correcções de chaparia/pintura ou que apontem, por exemplo, para a existência de livro de revisões com manutenção feita na marca.
Estas são algumas dicas que deixamos para uma melhor utilização da plataforma ‘Netcar’
Comentários
Sem comentários para já